Identificação de pacientes com diagnóstico de hepatite C e sem registro de resposta ao tratamento acompanhados em ambulatórios de referência em hepatologia

Tipo de estudo: Observacional e retrospectivo

Status: Em andamento

Resumo

Introdução e objetivos
A infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) é um dos principais problemas de saúde em todo o mundo. Estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas estão infectadas pelo HCV, representando cerca de 1% % da população mundial. A real prevalência de HCV no Brasil ainda não está plenamente determinada, mas em estudo recente nas capitais dos estados e no Distrito Federal, a prevalência foi estimada em 1,38%. Acredita-se que muitos indivíduos com diagnóstico prévio de hepatite C tenham se extraviado do sistema de saúde enquanto aguardavam tratamento com novas drogas mais efetivas e/ou seguras ou foram não aderentes aos procedimentos para detecção da progressão da doença ou complicações da cirrrose. Torna-se necessário portanto uma busca ativa destes indivíduos matriculados em ambulatórios de referência em hepatologia para re-vinculação na linha de cuidado da hepatite C e cirrose hepática.

Materiais e métodos
Os centros de referência em hepatologia realizarão uma revisão de prontuários de homens ou mulheres, maiores de 18 anos, com doenças hepáticas para criação da base de dados visando a identificação dos portadores de hepatite C com perda de seguimento ou ausência de resposta ao tratamento. Serão coletados dados demográficos, datas da última consulta, etiologia da doença hepática, data do diagnóstico da hepatite C, grau de fibrose e variáveis relativas ao tratamento da hepatite C.

Comments are closed.